Três dicas para mobiliar quartos (e imóveis) pequenos
Não importa se sua casa foi construída a partir do zero ou comprada, ou mesmo se seu apartamento é recém entregue ou usado: com o tempo, a funcionalidade dos ambientes vai mudando. Tudo ganha novos valores à medida que mudamos, ao passo que envelhecemos, a tecnologia e os materiais continuam evoluindo, e assim por diante.
Mesmo que um lar sofra mudanças, existe um espaço que sempre irá manter a sua funcionalidade, numa função muito íntima e importante para cada um de nós: o quarto. Aqui te damos três princípios que devem nortear o mobiliário de quartos em imóveis pequenos. Vale lembrar, que a maioria dessas considerações pode ser aplicada a todos os espaços da casa, se você mora em um imóvel pequeno:
1. Decoração não é sinônimo de cacarecos – elimine o que não é necessário no ambiente
Elimine coisas desnecessárias: De longe, um dos aspectos mais importantes é a ordem. Superfícies, chão e rodapé devem estar sempre limpos e à vista, isso vai ampliar o seu espaço. Considere descartar coisas desnecessárias, remova tapetes caso fragmentem o espaço, mesas, cadeiras e até mesmo centros de entretenimento quando não estiverem bem organizados, por exemplo, fios e cabos expostos. Verifique se você tem espaço em torno de cada objeto, tornando o ambiente menos poluído.
2. Sua parede é seu museu e seu espelho
Maximizar o seu espaço da parede: Mesmo sendo difícil, maximizar o seu espaço na parede não é um desafio. Itens como fotografias, obras de arte, molduras devem sempre acompanhar a atmosfera do ambiente. Preocupe-se em manter apenas objetos que revelem sua identidade, eliminando o máximo de itens desnecessários. Esse cuidado traz benefícios para o ambiente do quarto, criando uma superfície limpa e plana capaz de ampliar o espaço. Sempre evite mobiliário curvo quando estiver tentando fazer o quarto parecer maior.
3. Planeje antes de mobiliar
Móveis no tamanho certo: De longe, a mais importante peça de mobiliário com um design interior do quarto é a cama. Portanto, ela deve guiar claramente os móveis ao redor e ser o principal ponto focal. Deve-se levar em conta ainda as dimensões do quarto, caso tenha uma cama enorme em uma pequeno ambiente, considere todo espaço aéreo desde o início. O design de interiores de um quarto deve gravitar em torno da cama. Observe bem como irá dispô-la no conjunto do quarto, e como os demais móveis podem interagir com ela.
Seguindo esses princípios você pode aproveitar seu quarto (e seu imóvel) ao máximo e proporcionar uma melhor qualidade de vida para você!